segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bullying

Por: Raquel, Cícero, Gleison, Clarice, Bruna, Daiane e Luisa.


A palavra bullying é derivada do verbo inglês “bully” que significa usar a superioridade física para intimidar alguém, ação baseada na força e no poder. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais.

Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. As pessoas que praticam tal ato, sentem–se superiores e possuem uma certa antipatia pela vítima, ou seja, acham que elas são seres inferiores e merecedoras do desprezo e humilhação em público, por serem diferentes dos moldes os quais esses jovens seguem ou pregam. O Bullying pode assumir várias formas e incluindo diferentes comportamentos, tais como:


• Violência e ataques físicos
• Gozações verbais, apelidos e insultos
• Ameaças e intimidações
• Extorsão ou roubo de dinheiro e pertences
• Exclusão do grupo de colegas

Abaixo, os mitos e fatos sobre o Bullying:
Mito: “Bullying é apenas uma fase, uma parte normal da vida. Eu passei por isto e meus filhos vão passar também”
Fato: O Bullying não é um comportamento normal. Os pais precisam orientar seus filhos a conviver com a diferença, a respeitar seus semelhantes.

Mito: “Se eu contar pra alguém, só vai piorar.’
Fato: Segundo pesquisas, se o jovem permanece em silêncio e não admite ou tem medo de admitir que sofre dessa espécie de violência, só fará com que o “agressor” tenha o poder para continuar agredindo e humilhando os outros.

Mito: “Reaja e devolva as ofensas ou pancadas.”
Fato: Violência gera violência e o certo é comunicar a escola para que ela tome as providências cabíveis.

Mito: “Bullying é um problema escolar, os professores é que devem tratar disto.”
Fato: O Bullying nãos e restringe somente a escola; pode estar presente no trabalho, em clubes, ruas, shoppings...

Mito: “As pessoas já nascem bullies.”
Fato: Bullying é um comportamento aprendido e comportamentos podem ser mudados.




Esse post chama à atenção para a campanha anti-bullying midiática propagando o sofrimento das vítimas e assim tentando comover os agressores, esta campanha passa a mensagem de que todos seriam mais felizes se fossem amigos!

É essencial que a prevenção e luta contra o bullying comecem dentro de casa, pois a família serve de suporte e referência básica para a socialização sadia de crianças e adolescentes



Celebridades vítimas de Bullying



Jéssica Alba (atriz)
Foi vítima de bullyingna época da escola.
“Eu era extremamente tímida, desajeitada , com dentes grandes e sotaque texano.(...) Eu era tão rejeitada que meu pai precisava ir comigo para a escola para eu não ser importunada.”

Sandra Bullock (atriz)
Vítima de bullying porque se vestia muito diferente de suas colegas. Para elas, Sandra parecia um palhaço.
“Ainda me recordo do nome completo de todos os que me fizeram mal”

Raica (modelo)
“Quando eu tinha 10 anos, e estava na 4ª série, já media 1,72 metros. Era a mais alta da sala e era muito magra (...) implicavam com o meu nome, me chamavam de magrela, macarrão, varapau. (...) No fim daquele ano(1994) teve um concurso para eleger a mais feia e eu fiquei com o 3º lugar. A 1ª era bem gorda e usava óculos com lentes grossas.”


Guilherme Berenguer (ator)
“Sofri dos 10 aos 13 anos por ser gordinho. Fui chamado de (...) baleia orca, botijão de gás, bolo fofo.(..) tinha um comportamento oprimido, tentava evitar as pessoas, fugia. (...) Comecei a descontar o que eu sofria nos meninos magros.”

Christian Bale (ator)
“Quando eu era pequeno levei sovas de outros rapazes sem perceber o motivo... As agressões duraram muito tempo e eu apenas desejava que parassem! “


Kate Winslet(atriz)
“ (...) Tornei-me  muito tímida por causa do meu excesso de peso. Quando tinha 16 anos chamavam-me “Bolha”.

Demi Lovato (cantora e atriz)
“Eu pedi para sair da escola pública”Eu era vítima de bullying. eu tive uma parede do ódio na casa de banho, e todos assinaram uma petição que dizia ‘Nós odiamos Demi Lovato’”.
No ano passado ela foi internada para se tratar de transtornos alimentares e automutilação.Um porta-voz da cantora afirmou que ela sofria de bullying na escola, o que a deixou com transtornos psicológicos.


Michael Phelps (Nadador olímpico)
“Fui vítima de bullying devido ao meu andar desajeitado e às minhas grandes orelhas.”


Eminem (Cantor)
“Eu fui vítima de bullying por diversas vezes e, aos 8 anos, estive no hospital durante 10 dias devido aos ferimentos. Em muitas escolas fui perseguido por ser dos poucos rapazes brancos. Muitas vezes também me roubavam…”

Elvis Presley (cantor e ator)
Zombado na escola por ser um menino tímido, dificilmente fazia amigos.  Descobriu na música um refúgio para o isolamento na sala de aula


Tom Cruise (ator)
Passou maus bocados no colégio por ser disléxico, um distúrbio que interfere na aprendizagem


Orlando Bloom (ator)
 Era discriminado por estar acima do peso e ser disléxico






VÍDEOS







Campanhas antibullying

O que devemos fazer diante desse crescente problema social? Por que é tão difícil aceitar as diferenças, conviver com elas? Por que eu acho que tenho o direito de menosprezar os outros, de agredi–los com palavras e fisicamente, de gozar de um defeito físico e em cima dele satirizá–los? Não seria mais fácil se cada um pudesse ter um pouco mais de respeito com o próximo e evitasse essa atitude, que no final, deixam profundas marcas em quem sofre esse tipo de violência? São muitos os questionamentos e o que podemos sugerir, é que tanto a escola com os pais sintam–se responsáveis por orientar esses jovens.

Quem quiser conhecer mais acesse http://www.bullying.com.br/


7 comentários:

  1. Ótimo tema para começar o nosso blog. O termo bullying torna-se cada vez mais comum, embora eu acredite que o verbo "arengar" seria muito mais "brasileiro", em vez de um estrangeirismo. Mas vamos lembrar, colegas que nosso blog deve fazer uma ligação com as discussões em sala de aula. Pela postagem vejo muitas relações, mas não houve um elo direto com o nosso conteúdo. O que vocês acham? Como vocês avaliam que o Bullying tem proximidade com a Sociologia?

    ResponderExcluir
  2. Realmente não colocaram uma ligação direta com algum tema que estudamos em sala, mas o texto ficou muito bom! Eu gostei da lista de "artistas" que sofreram do Bullying e dos vídeos.

    Acho que o Bullying tem tudo a ver com a exclusão social. Me lembrou aqueles textos que lemos nos primeiros dias de aula.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Alana. Vamos explorar mais essa relação do texto sobre o bullying e os primeiros dias de aula. Quem se arrisca? Bora, galera!

    ResponderExcluir
  4. O bullying também pode se relacionar com a teoria do Durkheim, dos fatos sociais. Pode-se considerar o ato como uma forma de impor as determinações sociais aqueles que não se encaixam no "normal", dito pela maioria.

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo porque o bullyng existe ha muito tempo, mas desde quando se tornou fato social?Quando esse termo apareceu na midia e iniciou discussoes?Como diz meu tio, antigamente era "fazimento de pouco",essa denominaçao é muito recente.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O bullyng pode gerar suicídio,o suicídio para Durkheim tem fundamento social,portanto existe essa relação também.

    ResponderExcluir