terça-feira, 17 de maio de 2011

A arte e a música: Influência e manifeto na sociedade e no mundo.




A Música e a arte sao formas que a sociedade encontrou para expor seus pensamentos, manifestações e também como forma de se encontrar, passando para todo um público sua expressão e sentimento. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente nao se conhece nenhuma civilizaçao ou agrupamento que nao possua manifestações musicais próprias, embora nem sempre seja feita com esse objetivo, podendo ser uma forma absoluta de arte, sendo assim considerada por muitos como sua principal função.



Manifestação da música em diferentes povos



Existe varias formas de vermos a música manifestada como algo que é a voz de um povo, e de também artistica. Na África, suas musicas apelam mais para o imaginário, mito e magia, sem deixar de expor sua cultura e suas crenças como povo artistico e místico. No Brasil essa forma de se expressar pode ser diferente, mas mistura um conjunto tanto de músicas de vários estilos, como também cultural, que é o caso da música no cariri cearense.





banda cabaçal do irmãos Aniceto







A influência da Música na sociedade







Há sempre músicas que marcam épocas, todos nós temos um gosto por algumas canções que nos influenciaram quando crianças ou adolescente. Ao longo do tempo em nossa sociedade foram surgindo grande nomes da música, que não só influencia a sociedade, mas também coloca suas questões sobre política, sexo e religiao. Um exemplo bem claro dessa crítica e polemica é a cantora Madonna, que com sua ousadia, conquistou uma grande legião de fãs, impondo quanto suas criticas, vontade, e em como seus fãs iriam passar por uma nova transformaçao de pensamentos e ações, através de suas músicas e de sua performance em toda a sociedade global.






madonna na turne blond-abition





Outra artista na arte da música que causa irreverência e influencia bastante hoje em dia, é a cantora Lady gaga que com suas excentricidades, nao deixa de causa criticas, defendendo os direitos gays, fazendo toda uma sociedade global refletir sobre certas questões e como resolve-las. Há pouco tempo ela lutou pela causa gay nos direito a entrar no exército e logo foi aceita e aplaudida por muitos, ela com sua música arrasta, criar polêmica e também entra numa causa a favor das pessoas de bem, expressando em seu mais recente single, a luta pelos direitos numa sociedade mista e mais que igualitária.

Lady gaga no lançamento de Born this Way.



A MPB NA LUTA CONTRA À DITADURA

A música foi uma das formas que os cantores do tempo da ditadura utilizaram para se manifestar, e alertar toda a sociedade. Além de ser censurada muitas vezes, eram modificadas as partes que era contra o governo da época, tirando a liberdade de expressão de sua força e grito. Eram vetadas váris músicas, passando por uma rigorosa revisão, nao obedecendo qualquer criterio ou justificativa, apenas por motivos contraditórios que ocorressem ao governo em pleno poder. Logo abaixo vocês poderão observar uma música e a sua letra que fala da ditadura, vejam:

Alegria, alegria( Caetano Veloso)

Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinalas bonitas
Eu vou

Em caras de presidentes
Em gtandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e brigitte bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vão
Eu vou
Por que não, por que não

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui a escola
Sem lenço , sem documento
Eu vou

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome e sem telefone
No coração do Brasil

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou
Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou
por que não, por que não...

Essa foi apenas uma das várias músicas de protesto na ditadura militar.





A música e o estilo que adota nos individuos



Os gostos musicais influenciam o ser humano e consoante o estilo da música que aprecia formam grupos coesos, que partilham gostos musicais, hábito parecidos e que seguem um estilo próprio de vida. Nos adolescente o gosto musical vai influenciar ainda mais, alimentando além desse gosto um estilo de ser, modo de se vestir, como se vivessem numa sociedade totalmente diferente, mas é essa diferença que vai mostrar e apresentar para a camada da vida das pessoas, o quanto a cultura e a arte da música são mais fortes do que muitos outros gostos nao culturais ou inovadores. Apesar da musicalidade aplicar esses diferentes estilos, ela também vai trazer consigo alguns maléficios dependendo da mensagem que é repassada para a massa.










A expressão mais sincera do sentimento e o lado ruim


Assim com a música age culturalmente em toda sociedade através de manifestos artísticos, ela também pode como já dito, com uma má intenção, influenciar negativamente a mente das pessoas, que podem comprometer tanto seu funcionamento cerebral quanto perda de algumas funções de raciocínio. Há quem diga que algumas pessoas até se matam ao escutarem certas músicas, fato ou não, apesar de seu lado também ruim, o mais importante é que a humanidade e a sociedade em conjunto não consegue viver sem ela. pois é a maior forma de se expressar e garantir uma transmissão real de mais pura arte e também de cultura e crítica.


A escolha da nossa equipe em relação a música quis mostrar exatamente isso, sua manifestaçao cultural quanto crítica e arte, em conjunto com a ação de cada ser, para a real exposição de seus sentimento para todo o mundo. Tira-se disso uma completa relação do homem e arte, uma junção que em harmonia chega-se a grandes manifestos como há hoje em dia, levando para todos a cultura, e uma arte que é a mais buscada para alimentar as camadas socias, e a construção de uma vida mais alegre.


Dicas de cantores de Músicas boas e principalmente brasileiras


Alegria, alegria ( caetano Veloso)

Djavan

Maria Rita

Chico Buarque

Gilberto Gil

Maria Betânia

Gal Costa

Elis Regina

Etc...




Equipe: Joelson, Larissa, Fernando, Marciano, e Fleriston.









































































2 comentários:

  1. Achei que vcs só citaram mpb,tem muita musica boa contemporanea e em outro estilos.As musicas da minha infancia eram da novela Carrossel,Chiquititas e principalmente Mamonas Assassinas.Tenho memoria de elefante,consigo lembrar que em Brejo Santo quando eu tinha mais ou menos 4 anos, todos os dias quando eu acoradava antes de qualquer coisa eu saia na calçada,olhava pro céu e dizia "acorda Brejo Santo,mostra o teu valor" e em seguida começava a cantar uma musicada Daniela Mercury que dizia assim:"a cor dessa cidade sou eu, o canto dessa cidade é meu"...isso era um ritual.E quanto a influencia,acredito que ela é bem forte.Ao passar uns dias na casa da minha vó com o meu primo de 6 anos,eu que sou cantora de chuveiro,ja adotava em meu repertorio as musicas da galinha pintadinha.

    ResponderExcluir
  2. Legal e bem interessante Bruna, eu também amo música, elas nos influencia de maneia mesmo forte, houve uma época que eu também queria andar no estilo de uma bnda e tal, isso naquela época era muito prazeroso, mas como sabemos não vivemos sem uma boa música principalmente aquelas nos agradam concorda?..

    ResponderExcluir