segunda-feira, 2 de maio de 2011

Comunismo

Por: Raquel, Cícero, Gleison, Clarice, Bruna, Daiane e Luisa.


O conceito de comunismo refere-se tanto a determinadas doutrinas políticas, sociais e econômicas como a regimes que pretendem realizar na prática os postulados dessas doutrinas.
A doutrina comunista apresenta numerosas variantes, todas elas preconizando a abolição da propriedade particular e a apropriação e comum de todas as coisas que satisfazem, direta ou indiretamente, necessidades humanas. O objetivo do comunismo é atingir assim a mais ampla igualdade entre os membros da sociedade.

O comunismo pode ser compreendido como certo tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades seriam sistematicamente abolidas. Por meio dessa premissa, a experiência comunista parte de um pressuposto comum onde a desigualdade social gera problemas que se desdobram em questões como a violência, a miséria e as guerras. A intenção de banir as diferenças entre os homens acaba fazendo com que muitos enxerguem o comunismo como uma utopia dificilmente alcançada.
Os ideais comunistas floresceram no período da Antigüidade clássica a partir do pensamento do filósofo grego Platão (428 ou 427 a.C.). Em um de seus livros mais importantes, intitulado "A República", Platão concebe um modelo ideal de sociedade a partir da supressão da propriedade privada e da família. Platão buscou arquitetar uma forma de governo ideal onde a propriedade privada e as famílias seriam extintas. O fim da família e da propriedade reforçaram um ideal de comunidade que colocaria em segundo plano os interesses individuais e familiares, dessa forma, os vínculos matrimoniais deixariam de existir e o acasalamento entre homens e mulheres deveria ser temporário. Os filhos que nascessem deveriam desconhecer os pais e ficar sob cuidados permanentes do Estado, que proveria o sustento e a educação.

Durante a Idade Média, a crise do sistema feudal e o grande enriquecimento da Igreja impulsionaram a formação de movimentos que tentaram abolir as desigualdades, alguns movimentos religiosos deste período defendiam a supressão da classe nobiliárquica e a revolta camponesa como mecanismos de justiça social. 

O desenvolvimento da sociedade capitalista trouxe novas inspirações ao pensamento comunista. O auge dessas tentativas de explicação das desigualdades surgiu com os pressupostos do socialismo científico de Karl Marx e Friedrich Engels. Inspirados pela dialética hegeliana e uma interpretação histórica das sociedades, esse pensadores buscaram na realidade material a construção de um argumento que colocou no antagonismo das classes sociais as bases de transformação do mundo. 

Dessa maneira, o socialismo lançou uma ousada proposta de transformação ao buscar na luta de classes e no materialismo histórico, meios racionais de mudança. Segundo o pensamento marxista, as desigualdades seriam suprimidas no momento em que as classes subordinadas tomassem o controle do Estado. Controlando esta instituição teriam a missão histórica de promover mudanças favoráveis ao fim das desigualdades sociais e econômicas.
 

A instauração do comunismo foi feita em alguns países - União Soviética e China são os principais - procuraram transformar a sociedade mediante a conquista revolucionária do poder político. Em outros países o comunismo foi imposto pela União Soviética ao final da Segunda Guerra Mundial, formando-se o bloco socialista, incluindo Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênica, Albânia e Alemanha Oriental. Outros países, pertencentes ao Terceiro Mundo (como a Argélia), passaram a integrar o bloco socialista em decorrência das chamadas guerras de libertação nacional. Como passo inicial, eles tem promovido a estatização dos meios de produção (fábricas, fazendas, etc.) e de distribuição (transporte, comércio), instaurando diferentes sistemas de planejamento que variam, segundo o país e o momento, no seu grau de países, no entanto, os mecanismos de mercado foram inteiramente abolidos.
A queda do muro de Berlim
Após a queda do muro de Berlim, o comunismo foi considerado morto por vários pensadores, intelectuais e pela mídia. O marxismo manteve-se sob outras formas, como na China, com omaoísmo, em Cuba, com Fidel Castro e, mais duramente, na Coreia do Norte, com Kim Il-sung e o seu filho Kim Jong-il. Deixando o povo com relativa liberdade de acordo com cada norma vigente no respectivo país.
Os seguidores desta doutrina política defrontam-se, entretanto, com as novas realidades históricas que têm originado movimentos reformadores que pretendem repensá-la. O projeto de instauração de uma sociedade comunista ainda é defendido por diversas correntes e pensadores, alguns mantendo a concepção que inspirou a Revolução Bolchevique, o leninismo e outros, fazendo revisão ou aderindo às correntes comunistas antileninistas. O socialismo continuou de outra maneira em diversos países do mundo.
Os Principais Símbolos do Comunismo
Foice e Martelo



Símbolo usado para representar os partidos comunistas, simbolizando respectivamente o proletariado industrial (a classe de indivíduos que vivem em comunidade, que para o seu sustento vivem do produto do trabalho regular) e o campesinato (grupos familiares que vivem através de atividades agrícolas). Tornou-se conhecido quando transformou-se em um emblema na bandeira da União Soviética.

A bandeira vermelha
Simboliza o sangue da classe operária. A bandeira vermelha ganhou seu significado político moderno na Revolução Francesa de 1848. Após a Revolução de Outubro de 1917, o governo soviético adaptou a bandeira vermelha com a sobreposição de um martelo e uma foice como bandeira nacional. Desde então, vários estados socialistas e movimentos usam a bandeira vermelha.

Estrela vermelha
Essa estrela é símbolo do comunismo e também do socialismo. Significa os dedos do trabalhador.

Dica:






Novela Amor e Revolução
Sbt, 22 hs
A temática gira em torno da ditadura militar e das inúmeras perseguições e torturas praticadas pelos militares (que conseqüentemente eram a força política dominante naquela época) a suspeitos de comunismo no Brasil. O interessante além dessa temática, são os depoimentos (exibidos no final da novela) de muitas vítimas dessas perseguições e de suspeitos de serem comunistas. Por que os militares e os brasileiros temiam tanto o comunismo? Vale a pena assistir essa novela que retrata com riqueza de detalhes, a luta de brasileiros corajosos, que não se calaram em virtude da busca pela liberdade!



REFERÊNCIAS

6 comentários:

  1. Desculpe pela música, mas ela só ficaria nessa postagem, sem interferi nas demais. Já retirei a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Não precisa pedir desculpa, Raquel. É uma concepção estética. Eu concordo que a música tem a ver com a postagem, mas fica desagradável navegar com a música.

    ResponderExcluir
  3. Só ratificando: é uma concepção estética minha. Há muitos blogs com músicas, há muita gente que gosta.

    ResponderExcluir
  4. Falando da tematica, o comunismo surgiu com os pensamentos de Marx sobre as lutas de classe,tentamos mostrar que ele não era uma formula universal,que aplicada em alguns países vigorou e em outros não,só lembrando que não defendemos nem desprezamos essa politica economica.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa post. Como estou sem computador, só agora pude ler com calma. Gostei dos hiperlink. Alguém já assistiu a esta novela Amor e Revolução? Alguns colegas me disseram que é muito superficial. O que vocês estão achando? Vale uma pergunta para a reflexão: vocês acham que o comunismo pode ser encarado como uma ciência?

    ResponderExcluir