sábado, 28 de maio de 2011

Curto e grosso

Galera, hoje vou ser um pouco mais sucinto do que o costume. Nem preciso dizer... 28 e 29 de maio, né? Barbalha aqui perto... Mas vamos lá. Estamos conseguindo o equilíbrio das postagens. Desde quando começamos o blog, considero que os temas escolhidos por vocês são dignos de um bom sociólogo. Esta semana tivemos discussões de sexo, arte, movimento estudantil, redes sociais e metrópoles. Avançamos muito nas análises. Esse é o grande ponto positivo da semana. Vocês conseguiram sair apenas da reprodução das ideias de outros e imprimem questões próprias da equipe. Parabéns a todas e todos.

Na semana passada, falei das dificuldades de vocês em realizarem referências. Esse ponto melhorou também. Mas daí, vem um novo desafio: fazer as citações contextualizadas. O que quero dizer com isso? Em geral, temos a tendência de buscar citações que tenham afinidade com aquilo que queremos dizer. Mas, nessa busca, não raro, podemos retirar uma frase de um contexto e acabamos por deturpar o pensamento de uma autora ou um autor. Por exemplo: se eu digo “amanhã, se chover, ficarei em casa, pois tenho medo”. Imaginem se alguém reproduzir a minha fala da seguinte forma “Tiago ficará em casa, pois tem medo”. Embora a frase não tenha, digamos assim, “mentido”, mudou todo o sentido, não foi? É uma casca de banana a qual estamos sempre expost@s.

Por isso, temos de tomar muito cuidado quando citarmos alguém, para não corremos o risco de sair do contexto. Olha gente, cometer esse equívoco não é, nem de longe, um pecado. Isso é muito comum na academia, na universidade e no pensamento intelectual. Afinal, imaginem, é muito difícil entender exatamente como as pessoas pensaram e/ou pensam. Todo texto pode gerar várias interpretações, daí que surgem as grandes discussões. De certa forma, é positivo. Mas temos de tomar cuidado para buscar compreender ao máximo o pensamento original, principalmente quando formos citá-lo.

Não vou comentar texto por texto, porque considero os dois parágrafos acima uma síntese da semana. Todas as análises foram bem parecidas, principalmente, no quesito citação. Mas devo dizer que, na minha avaliação, esta semana teve as melhores postagens, pois vocês “se soltaram mais”. Todos ficam com 1,25. Vamos continuar apresentando nossas ideias nos textos.

Estou ansioso para ver os seminários de vocês. No próximo sábado, nossa festa. Vamos ver se vai rolar mesmo... Um abraço e até terça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário