sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desigualdades Sociais

A sociedade e seus membros vivem em um sistema extremamente severo quando se diz respeito a divisão social. O complexo social é bastante aberto para as questões de miséria e favelização.  Embora, teoricamente, sejam desenvolvidos projetos para combater as mazelas sociais, na prática funciona muito pouco, porque as regras ditadas pelo capitalismo não permitem a aplicação desses projetos.
Para que se tenha, realmente, uma  “melhora social” é necessário rever os conceitos que se tem sobre vivencia em sociedade e sobre os modos de se viver. Trabalhar pelas mudanças é realmente o mais importante para que um dia, seja alcançada a tão desejada igualdade social.
É uma característica do sistema capitalista e gera patologias sociais. Patologias essas que ocasionam um grande desgaste aos indivíduos e no meio em que vivem.
Foto: Centro de Juazeiro do Norte- CE. Por Márcio
A fome, o desemprego, a falta de estrutura na educação e na saúde, a favelização dos grandes centros urbanos, a violência, o preconceito e a exclusão social são elementos presentes no nosso cotidiano. Na tentativa de remendar tais fatos, os governos criam programas sociais na tentativa de amenizar as conseqüências geradas por estas desigualdades. Também são criadas ONGS pela sociedade, para amenizar os sofrimentos da população que está inserida neste contexto.
A criminalidade, a prostituição, e a exploração de menores, são grandes problemas acarretados primeiramente pela má distribuição de renda.
O mundo tomou formas inimagináveis. As populações das cidades cresceram de tal forma e de modo tão desastroso no ponto de vista social, que não há maneira de pesar o impacto destas desigualdades.
O capitalismo selvagem cria estereótipos que dividem e separam os seres humanos em classes sociais diversas. A pobreza cresce demasiadamente e sem controle. A riqueza se concentra nas mãos de poucos, consequentemente, deixando muitos à margem da sociedade.


                                               Foto: Centro Juazeiro do Norte-CE. Por Márcio
Esse fato vem complicar e incentivar a marginalidade e os desmandos que ocorrem no meio social. A população sem acesso a educação e sem emprego, caminha para a miséria declarada a olhos vistos.
É necessário que, os governantes revejam seus conceitos e lutem por melhores dias de vida para a sociedade. Mas não é dever apenas do estado cuidar dos direitos cívicos, cabe a coletividade, se unir em prol do bem comum.

Por: Lívia, Rosana, Romão, Rodrigo, Júlia, Hewerton, Henrique, Márcio e Clara.

3 comentários:

  1. minha equipe mais uma vez surpreende. parabens à nós!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos poucos temas que me comovem,mas acho que a caridade sem ação é uma farsa,o mais interessante é que a equipe buscou mostrar uma realidade muito próxima a nós, com as fotos de JN.

    ResponderExcluir