domingo, 15 de maio de 2011

Temas complexos

Esta semana tivemos algumas postagens com perfis bem diferenciados, ao contrário da semana passada. Gostei de vocês terem aprofundado alguns temas difíceis de serem tratados, principalmente maconha e religião por exemplo. Cada um sempre tem uma opinião diferente e geralmente rende debates ou confusões mesmo. Avalio que a posição dos dois grupos foi equilibrada e com argumentos dignos de debate. Talvez fosse mais interessante se o grupo que discutiu a legalização da maconha tivesse sistematizado as matérias, em vez de simplesmente reproduzi-las. Foi bom o contraponto entre o Filipe e o Janyo sobre o tema. Indo para a religião, é sempre bom trazer dicas de leituras sobre o assunto. Além disso, as fotos do Márcio dão um tom mais autoral ao trabalho.

As outras três equipes trabalham um tema comum: influência. Influência da mídia, da sociedade e das relações sociais. A equipe que discutiu a equipe de comunicação realizou um excelente trabalho de pesquisa. Trouxe muitos dados históricos e abarcou vários aspectos da comunicação. Ficou muito bom. Fiquei impressionado com a história da pequena Bree Evans. E me fez formular uma seguinte questão: como a sociologia pode estudar o efêmero? Há uma tendência das pessoas quererem cristalizar – paralisar – a história, buscando fórmulas definitivas para a sua estética, como foi a caso da mãe de Bree Evans. Porém, num mundo efêmero no qual os valores mudam com freqüência, como podemos avaliar essa busca de medidas definitivas? O texto da relação social estava bem confuso. Alguns parágrafos estão sem um sentido claro. Além disso, o texto poderia ter uma pesquisa mais ampla, em vez de ficar com as impressões da equipe.

Por fim, gostaria de dizer que achei o blog com pouco movimento essa semana. Eu me incluo na lista, comentei pouco, mas vamos nos esforçar esta semana. Com relação às notas. Infelizmente, dessa vez não darei 1,25 para cada equipe. Então lá vão as notas: 1ª equipe: 1,25; 2ª equipe: 1,00; 3ª equipe: 1,25; 4ª equipe: 1,25; 5ª equipe: 1,25.

3 comentários:

  1. professor seria legal que as outras equipes fizessem um texto, com palavras mais fáceis.

    ResponderExcluir
  2. Hum, o maioral se identificou...(colocou foto)... kkk

    ResponderExcluir
  3. Ja tava na hora de ele se identificar,rssr

    ResponderExcluir