domingo, 1 de maio de 2011

Um início bem relevante

Várias temáticas interessantes estiveram nesta semana de nosso blog. Considero todos os temas pertinentes. Porém, algumas equipes poderiam ter explorado melhor a temática proposta. Vamos a uma análise rápida dos textos apresentados.

Antes de comentar individualmente, alguns comentários gerais: primeiro, vamos manter apenas uma postagem por equipe e por dia. Isso facilita a leitura de quem navega, além de ser um exercício para vocês de consolidar, em um único texto, todas as suas reflexões. Segundo, é muito bom utilizar recursos além do texto: Youtube; fotos, desenho, notícia de rádio. Vamos continuar, mas tudo na mesma postagem. Terceiro, não gostei de terem colocado música no blog. Atrapalha, por exemplo, quando vamos escutar alguns áudios disponíveis e, particularmente, considero um saco.

Um por um.

Galera, ter começado o nosso blog com o tema do bullying foi muito bom, o tema está em voga e não podemos ignorá-lo. Algumas vezes, acho que a mídia dá muita dimensão a esse assunto, como se fosse um fenômeno novo. Na minha infância não existia o termo bullying, mas tinha um tal de “arengar” que, grosso modo, é a mesma coisa. Agora, senti falta de uma análise sobre o fenômeno na postagem da primeira equipe, apesar de ter um farto material.

O mesmo comentário vale para a segunda equipe ao ter trabalhado a temática do suicídio. Poderia ter mais comentários e mais análise. Como por exemplo: quais os tipos de suicídio registrados por Émile Durkheim?

A primeira análise apareceu na terceira equipe. O tema da greve – um longo tema – ganhou várias postagens, poderia ter sido consolidado em um único texto. Há algo muito interessante sobre a greve: o Juazeiro do Norte apareceu. É muito importante, meu povo, estarmos também analisando nosso raio de andanças. Não esqueçamos de que nosso blog se chama “Sociologia e Cotidiano”.

Gostei muito da postagem sobre gestos e saudações. Trouxe uma abordagem sociológica para pequenos detalhes de comunicação. Fez um bom levantamento de saudações e ainda pode tecer uma rápida reflexão sobre as diferenças culturais. Valeu mesmo.

Dei algumas risadas quando vi Durkheim e Marx conversando em frente a turma do colégio. Ficou bem interessante o desenho, mas um alerta: precisamos ter muito cuidado na hora em que “falamos pelo pensador”. Eles viveram em um contexto bem diferente do nosso e não podemos nos julgar capaz de fazer suas palavras. Sei que a intenção da equipe foi muito bom, mas lembremos que os textos que nós estamos lendo não são “fórmulas que devem ser aplicadas”, mas suporte teórico que podem nos propiciar análises.

Como sou muito bonzinho, essa primeira semana irei atribuir 1,25 pontos para todas as equipes. Mas vamos tomar mais cuidado nas próximas postagens. Um abraço.

3 comentários:

  1. é isso ai pessoal agora temos uma longa tarefa, fazermos com que nossas postagens abordem tematicas bem mais "sociologicamente" corretas.

    ResponderExcluir
  2. A tarefa do conhecimento é longa e muito desesperadora em alguns momentos. Mas vamos devagar e sempre no rumo da venta (pra frente). Não encarem o comentário como se "estamos fazendo errado". Pelo contrário: pensemos assim: vamos crescer juntos...

    ResponderExcluir