domingo, 8 de maio de 2011

Uma semana de protestos

Como já havia dito em sala, estou muito satisfeito com o resultado do blog. Espero que, com o elogio, vocês não deixem a peteca cair. Vamos manter o nível. Conseguimos melhorar na quantidade apenas um post por dia.

Comunismo, consumismo, homofobia, indústria cultural e desigualdade social. Só temas pesados e que sempre rendem excelentes discussões e renderam. Acho que para o blog ficar 100% nos falta pouco. Falta-nos um pouco mais de análise. Ou seja, vocês extravasarem mais suas reflexões acerca dos fenômenos apresentados. Essa análise esteve muito bem colocada no texto de Ruan, nosso monitor, em seu comentário. O texto de Ruan deve ser lido por todos, pois articula algumas temáticas apresentadas. É importante ressaltar que não está em análise a opinião de ninguém, mas sua capacidade de argumentação.

Ainda nessa questão da análise, os posts mais interessantes são o do Consumismo e o da desigualdade social. Foram textos simples, mas que contêm reflexões próprias da equipe, principalmente o da desigualdade social. Aliás, muito bom aparecer fotos produzidas por vocês. Isso me deixa feliz. O texto sobre homofobia ganhou muita relevância, principalmente na semana em o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu legalmente a união estável homossexual. Como exemplo de um bom trabalho sobre homofobia no Ceará, temos o dramaturgo Silvério Pereira, com várias peças sobre o tema. Porém, como já disse, a equipe que pautou a homofobia colocou muita informação separada, talvez fosse mais interessante consolidar em um único texto.

Os textos sobre indústria cultural e do comunismo fizeram um bom trabalho de pesquisa. Apresentaram os conceitos, fundamentais para toda boa discussão. A equipe da indústria cultural antecipou um debate importante que teremos no segundo semestre. Porém, a dicotomia Cultura de Massa X Cultura Popular, como o Ruan ressalta, não é tão simples. Mas vamos deixar isso pra setembro! O comunismo, por outro lado, é um assunto sempre inesgotável. Agora, senti falta de análise das duas equipes sobre o assunto.

Por fim, a nota, né? Todos ficam com 1,25 de novo. Bora continuar nesse ritmo, galera. Está bom e nós todos estamos aprendendo juntos!

Um comentário:

  1. Esqueci de dizer que também estou gostando dos comentários da turma, em geral. Mas sobre o post de Homofobia, só uma atenção, o termo "homossexualismo" o sufixo "ismo" remete a dogma, doença... Por isso, é mais recomendado usar "homossexualidade".

    ResponderExcluir