terça-feira, 3 de maio de 2011

Vamos às compras!


Podemos definir o consumismo como “o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência”. Ele é uma das principais características da nova “sociedade capitalista” ou “sociedade moderna”.
É compulsivo, podendo atingir um estágio de total descontrole, e possui uma grande influência dos veículos de comunicação de massa, principalmente a Publicidade.
O consumista possui uma diferença dos demais consumidores por apresentar uma característica patológica.



Em decorrência da fetichização gerada pelo desejo de possuir determinado bem, ele compra muito além daquilo que realmente precisa para sobreviver, apenas para satisfazer seu próprio desejo.
O consumismo possui uma relação direta com diversos fatores emocionais, sociais e psicológicos. As pessoas que sofrem dessa “síndrome da modernidade” enxergam o consumo exagerado como uma forma de suprir suas necessidades individuais, que podem ser geradas por uma baixa-estima, problemas emocionais, carências afetivas, indiferença social, etc.
Marx diferencia, segundo as relações que são estabelecidas, três tipos de consumo: o primeiro, ele denomina de consumo produtivo, estando relacionado à reprodução dos meios de produção, a exemplo do consumo de estradas ou do consumo de energia, que são indispensáveis para propulsar as máquinas no processo de produção, ou mesmo do consumo de escolas e hospitais que são fundamentais para a reprodução da força de trabalho. O segundo, chamado de consumo individual é relacionado à reprodução da força de trabalho, como o consumo de alimentos. O terceiro, denominado consumo de luxo, embora se constitua, também, num tipo de consumo individual, extrapola as necessidades básicas.
Dentre as consequências ruins ao consumista podemos citar: fortes processos de alienação, exploração no trabalho, acumulo exagerado de itens supérfluos e a oneomania (distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro). É mais comum nas mulheres.
O meio ambiente também sofre fortes consequências em decorrência deste “consumo exagerado”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e uma quantidade cada vez maior de lixo acumulado.
No filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom”, a atriz Isla Fisher interpreta a Jornalista Rebecca Bloomwood, uma garota que adora fazer compras e utiliza o trabalho como uma forma de nutrir o seu vício. Um dos momentos mais engraçados do filme é quando a Rebecca procura um grupo de auto-ajuda para consumidores compulsivos e acaba deixando os membros ainda mais sedentos para usarem seus cartões de crédito.



Ao caminhar pelas ruas, Becky tem visões com os manequins das lojas seduzindo-a para levar algum produto e fica inconformada no momento em que os credores resolvem persegui-la para acertar os débitos de seu cartão de crédito: "Disseram que eu era cliente vip, agora me enviam cartas desaforadas", diz a jornalista, inconformada, em uma das cenas.


Equipe: Fernando, Fleriston, Joelson, Laryssa e Marciano

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