sexta-feira, 10 de junho de 2011

A MÍDIA COMO FORMA DE ALIENAÇÃO


A alienação exercida pela televisão é muito forte hoje em dia devido à importância que a população comum dá a programação de entretenimento, o problema é que essa programação não é bem estruturada e acaba passando aos telespectadores idéias que muitas vezes não são corretas como à do consumismo exagerado sem levar em conta, por exemplo, à agressão ao meio ambiente que esse consumismo irá causar. Nós vivemos num sistema onde essa supervalorização do consumismo é obrigatória para que a economia avance em seu ciclo incessante. O livro REVOLUÇÃO, de Milo Manara, nos mostra essa idéia da televisão “sem conteúdo”, apresenta as pessoas que fazem à mídia televisiva como vilões que querem apenas tornar os patrocinadores cada vez mais ricos com a publicidade exagerada e extorsiva. Isso não acontece apenas na televisão, a mídia impressa também está tomada pela publicidade exagerada dando um mínimo espaço ao que realmente importa, a notícia como ela é. Também não podemos esquecer a manipulação das notícias que está implícita na imprensa moderna para ressaltar interesses pessoais, na maioria das vezes interesses políticos, políticos que mantém os grandes veículos de comunicação. Não há nada mais justo que se tenha uma mídia mais “limpa”, mais correta com seus expectadores que esperam notícias de importância para o convívio em sociedade, não apenas violência, não apenas comerciais que nos impulsionam ao consumismo sem limites, não apenas programas que nos influenciam a idolatrar pessoas, a televisão precisa ser renovada, ela necessita de uma nova visão, pois como diz no livro, a invenção mais bela de todos os tempos não pode apenas ser resumida em futilidades para interesses de tão poucos, ela tem que servir em geral com conteúdo sadio e de suma importância para o povo.












A mídia influencia,a mídia é o meio,portanto o meio leva pessoas a algum lugar. O que esperamos é que esse lugar não seja um lugar ruim.
De uma certa forma,as pessoas que detém o poder dos grandes meios de comunicação em massa,têm um grande poder nas mãos. É por meio da mídia que pessoas podem promover algo,e promovem,pois entre as notícias e grades de programação é comum se encontrar idéias,subtendidas ou não.
Em uma ditadura,a mídia age de uma forma controladora,que faz propaganda a um governo. Quando se cria uma democracia,ela acaba abrindo um espaço maior,porém esse espaço vai estar restrito a uma coisa:o dinheiro. Desta maneira, a mídia vai se relacionar com o capitalismo de uma forma a promover o sistema e fazer com que,apesar da democracia,haja uma ditadura,a ditadura do capital. Portanto,a mídia influencia,mais também é influenciada.
É importante ressaltar que a mídia interfere em nossas vidas . Pessoas são ‘’pautadas’’,principalmente aqueles que têm uma cabeça mais fraca. Então o que vai definir se a mídia vai ser boa ou ruim?Os objetivos daqueles que a controlam,pois a mídia pode ser um meio para muitas coisas.



A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...

O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....

Oh! Cride, fala prá mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!...

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

E eu digo:
Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe...


Música:Televisão;Titãs


Por: Clara, Henrique, Hewerton, Júlia, Lívia, Márcio, Rosana, Romão e Rodrigo

2 comentários: