terça-feira, 7 de junho de 2011

O grande irmão zela por ti!



O Livro 1984 escrito por George Orwell traz uma crítica ao processo de alienação enfrentado pela sociedade dentro de um contexto histórico pós-guerra. Em uma atmosfera ainda devastada pelo poder dos regimes totalitários, onde os valores humanos se desgastavam continuamente, a crítica de Orwell acaba funcionando como uma “previsão” do futuro, onde as pessoas estão se tornando cada vez mais alienadas, transformando sua obra em uma fonte de pesquisa sociológica. Presente em todas as épocas.

Orwell trata da manipulação da mente como o principal veículo para a manutenção do poder nas mãos dos poderosos. Com o surgimento - e a cada vez mais crescente manipulação – das novas mídias, vem tornando-se cada vez mais fácil manipular a opinião pública. Para isso, abusam da distorção da linguagem criando, muitas vezes, uma “realidade” totalmente diferente da real existente.

Dentro do livro, a figura do “Grande Irmão” é a caracterização visual do Partido, sua imagem está espalhada por todos os lados e nas tele-telas com frases do tipo “O Grande Irmão zela por ti”. É a figura que deve ser amada e respeitada por todos.


Fazendo um link com o nosso presente, podemos citar o “Big Brother” transmitido anualmente pela Rede Globo de Televisão, como uma triste tentativa de representar a grandeza da figura criada por George Orwell.

Os telespectadores assumem o papel do grande irmão e passam a interferir diretamente na vida dos participantes do Reality Show.


Podemos dizer que a obra de Orwell é rica. Ela nos permite uma analise cotidiana quase impossível para a maioria das pessoas. Até onde o que eu penso é realmente meu. O que se deve atentar é que, por viverem em uma sociedade pós-moderna, as pessoas estão ficando cada vez mais sem tempo para realizarem as diversas atividades que lhes são impostas. Pensar não deixa de ser uma delas.

A crítica de Orwell acabou se tornando não apenas algo para maquiar um presente, mas algo atemporal que nos permite pensar e analisar a sociedade e os seres humanos em diferentes épocas. Inclusive a nossa. Até onde somos meros reprodutores do pensamento alheio?

Por: Fernando, Fleriston, Joelson, Laryssa e Marciano

Um comentário: